Na brasa: espetos goumert na capital

Com espetos gourmet, restaurante da capital foca o cardápio em pratos feitos direto na churrasqueira

27/12/2022 00h00 - Atualizado em 27/12/2022 às 21h30

Por Rúbia Pedra

Com a intenção de ser um meio-termo entre os rodízios de churrascarias e os espetinhos de bairro, os amigos Alberto Júnior e Fernando Montalvão, em 2015, tiveram a ideia de abrir o Poiá Espeto, dando um toque “gourmet” à refeição.

Os sócios contam que Fernando gostava de mexer com carne, já Júnior tinha a experiência de restaurantes da família. Da união das aptidões, surgiu o novo negócio. “No começo a gente até falava ‘o espetinho chique’. Na Euclides há vários restaurantes, mas a maioria fica em outra região, aqui perto do shopping existem mais lojas. Então, vimos o ponto como um acesso bom para todo mundo”, conta Fernando.

Na época, Campo Grande estava na febre dos restaurantes focados em sushi e os sócios, ao observarem os locais que faziam sucesso, perceberam que era necessário mais que apenas uma boa comida, era preciso investir no espaço. “Hoje se vende a experiência, não só comida. Você tem que ter tudo, o ambiente tem que ser bonito, o banheiro limpo, os garçons tem que atender bem, a cerveja tem que estar gelada, são vários pontos. Você não vai só atrás de comida, vai atrás de vários fatores”.

No cardápio, o foco é a produção dos espetos, tudo feito na brasa. O destaque é a variedade, que busca atender todos os gostos: cortes bovinos, frango, linguiças, peixe, com a opção de tilápia, e o brochette, um especial com carne de filé mignon, pimentão amarelo, cebola roxa e bacon. Os espetos servem até duas pessoas e, ao pedir, o buffet é à vontade, com arroz, mandioca, farofa, vinagrete e salada. “O foco é brasa, churrasqueira, não tenho nada fora. Na panela faz só arroz e mandioca, não tem um prato específico feito no fogão, tudo é direto no fogo mesmo”, pontuam.

O local também atende entradas, como o clássico pão de alho, e opção de sobremesa, mas até hoje resistem a adicionar batata frita ao cardápio. “Muita gente pede, mas decidimos ser o melhor no espeto, então focamos na carne assada, na comida, não tem batata frita! Temos uma opção de hambúrguer, ele é bem artesanal, pão de mandioca feito na casa, assado na churrasqueira, mas é o pão, carne e queijo, com um adicional de salada, sem bacon, mas não é o foco”.

Os sócios explicam que em todas as unidades o cardápio é o mesmo, além disso, como fazem diferentes temperos para cada espeto, garantem que todos os lugares vão ter o mesmo sabor. “Como cada espeto tem o seu tempero e sua particularidade, que produzimos aqui. Mandamos algumas coisas de Campo Grande, outras compramos nas cidades, mas sempre mantemos o padrão”. Já o nome, remete ao termo indígena “fogão rústico construído com pedras”, e foi escolhido para referir à churrasqueira, além de ser um termo curto e que é fácil de gravar.

Hoje, o Poiá já se expandiu e é possível saborear os espetos nas cidades de Sorocaba (SP), Dourados (MS), Bauru (SP) e Cuiabá (MT). Na capital, é possível encontrar o restaurante na Rua Euclides da Cunha, 1583 e na Avenida Bom Pastor, 341. Atendem presencialmente apenas no jantar, das 18h às 23h30. Já o delivery funciona todos os dias no almoço, das 10h30 às 13h30, e aos domingos até às 15h. No jantar, o delivery funciona no mesmo horário de atendimento presencial. Aproveite para conhecer!


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros