As inscrições para o processo seletivo dos Colégios Militares começam na próxima segunda-feira (1º) e seguem até 2 de outubro. O edital foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, são 370 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e 50 para o 1º ano do Ensino Médio. No caso do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), foram destinadas apenas 10 vagas para o 6º ano, sem oferta para o Ensino Médio.
A taxa de inscrição é de R$ 95, com pagamento até o último dia de inscrições, em 2 de outubro. O prazo para solicitar isenção da taxa vai até 15 de setembro. O pedido deve ser feito presencialmente no Colégio Militar, com comprovação da condição socioeconômica.
“Art. 28. Estará isento da taxa de inscrição o candidato cujo responsável legal comprove sua condição de carência socioeconômica, mediante a apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo ou outro documento considerado pertinente pelo Comandante do Colégio Militar”, informa o edital.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 22 de setembro. Já a prova, que abordará conteúdos de Linguagens e Matemática, está marcada para o dia 19 de outubro, em fase única.
Além de Mato Grosso do Sul, outros 11 estados e o Distrito Federal também abriram vagas: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O processo seletivo reserva cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência. Segundo o edital, “as vagas serão distribuídas, de forma proporcional, conforme os percentuais mínimos da população autodeclarada como preta, parda, indígena na Unidade da Federação (UF) onde se localiza o respectivo Colégio Militar, segundo dados do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.
O atendimento no Colégio Militar de Campo Grande será de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h30, e sexta-feira, das 8h às 11h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-4825.