A província de Salta aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao FONPLATA (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para acelerar as obras do Corredor Bioceânico, rota que vai ligar o Brasil ao Chile pelo Pacífico.
Com os recursos, serão executadas obras de pavimentação da Ruta Nacional 51 e da Ruta Provincial 24, além da construção do by pass de Campo Quijano e da rodovia até El Carril. O projeto também prevê melhorias em saneamento básico em localidades como San Antonio de los Cobres, Olacapato, Salar de Pocitos e Tolar Grande.
Outra frente de investimento será a implantação de tecnologia de última geração para reforçar os controles fiscais, aduaneiros e minerários, consolidando Salta como eixo logístico estratégico na integração entre os países do corredor.
Enquanto isso, no lado brasileiro, as obras da Ponte Internacional sobre o rio Paraguai, que conectará Porto Murtinho (MS) à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, já atingiram 75% de execução. A previsão é que a estrutura esteja concluída no segundo semestre de 2026, mesmo prazo para a entrega dos acessos rodoviários em território sul-mato-grossense, com cerca de 13 km de extensão.