Com o aumento de casos de sarampo em países vizinhos e para reforçar a proteção da população, a Prefeitura de Campo Grande realiza neste sábado (30) o Dia D da Vacinação, a partir das 8h, na Praça Ary Coelho. Podem receber a vacina pessoas de 6 meses a 59 anos. A mobilização também oferece a oportunidade de atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e trabalhadores da saúde.
A meta do Ministério da Saúde é que a cobertura da tríplice viral alcance 95% até o fim deste ano. Atualmente, Campo Grande registra cerca de 86% do público-alvo imunizado.
Em 2020, foram notificados dez casos de sarampo na Capital. Desde 2021 não há confirmação da doença, mas em 2025 um caso suspeito segue em investigação.
O risco de reintrodução do sarampo no Brasil é considerado alto, devido ao aumento de ocorrências em países vizinhos, como a Bolívia, que recentemente enfrentou um surto. Por isso, o Ministério da Saúde reforçou a vacinação em municípios de fronteira. Além disso, o governo federal enviou vacinas para auxiliar o país vizinho.
Além da vacinação, a ação contará com testagem rápida, orientações de combate a endemias vetoriais e serviços da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).