Uma frente fria que avança pelo Centro-Sul do país vai provocar mudança brusca no clima de Mato Grosso do Sul a partir deste fim de semana. Após dias de calor intenso, o Estado deve registrar mínimas de até 7°C no domingo (24), podendo alcançar 5°C em pontos isolados da região sul.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a virada começa no sábado (23), quando o aumento da nebulosidade e a possibilidade de chuvas e tempestades devem atingir principalmente o sudoeste, o sul e o sudeste do Estado. No domingo, cidades do Cone Sul, como Dourados, terão máximas que não ultrapassam os 19°C.
No Pantanal, onde as temperaturas chegam a 38°C nesta sexta-feira (22), a previsão para segunda indica mínima de 9°C e máxima de 23°C. Já nas regiões do Bolsão, leste e norte, o resfriamento será mais moderado, com valores entre 11°C e 17°C, mas ainda com picos de até 34°C.
Em Campo Grande, o contraste será evidente. Após registrar mínimas de 24°C e máximas de 35°C nesta sexta-feira, a capital deve iniciar a próxima semana com temperaturas entre 11°C e 14°C, sem passar dos 23°C.
O sistema também traz ventos fortes, com rajadas que podem superar os 60 km/h antes e depois da chegada da frente fria, aumentando o alerta para instabilidades e mudanças rápidas nas condições do tempo.