O calor e o tempo seco que marcaram a semana em Mato Grosso do Sul devem dar lugar à chuva e ao frio a partir desta sexta-feira (22). Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a mudança será causada pela chegada de uma nova frente fria, que pode derrubar as temperaturas para até 8°C em algumas regiões do Estado.
Entre os dias 22 e 24 de agosto, o Cemtec aponta possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os acumulados podem superar 30 milímetros por dia, principalmente no sul do Estado.
Com a passagem do sistema, as temperaturas devem cair de forma acentuada, com mínimas entre 8°C e 10°C. Em algumas localidades, os termômetros podem registrar valores ainda menores. Em Campo Grande, a mínima prevista para o domingo (24) é de 12°C.
Até lá, a previsão é de tempo firme. Na quarta (20) e quinta-feira (21), a atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal deve manter o sol entre nuvens e temperaturas elevadas. As mínimas ficam em torno de 14°C ao amanhecer, mas as tardes terão calor intenso, com máximas que podem chegar a 37°C. Na Capital, a variação prevista é de 18°C a 34°C.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para Mato Grosso do Sul, válidos ao menos até quarta-feira (20). São dois de perigo potencial e dois de perigo, relacionados a tempestades e vendavais.
O alerta de tempestade prevê chuva de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, além de queda de granizo. O cenário traz riscos de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e danos em plantações.
Já o alerta de vendaval indica ventos de 60 km/h a 100 km/h, com possibilidade de destelhamento de casas e estragos em edificações e lavouras.
De acordo com o Cemtec, até quinta-feira deve haver aumento de nebulosidade e risco de chuvas localmente intensas, com tempestades, raios e rajadas de vento, principalmente na quarta-feira (20). As instabilidades estão associadas à frente fria em avanço, somadas à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, além do transporte de calor e umidade que favorece a formação das tempestades.