Depois de um início de agosto com clima frio, Mato Grosso do Sul se prepara para o primeiro veranico do mês. A partir da próxima semana, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, com previsão de máximas acima de 35°C já a partir desta sexta-feira (15).
De acordo com o Clima Tempo, o fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme e ensolarado. Com a passagem da massa de ar polar se afastando, o bloqueio muda a direção dos ventos — que deixam de vir do Sul e Sudeste — favorecendo correntes mais quentes vindas do Norte e Nordeste.
O aquecimento será gradual a partir de quarta-feira (20) e deve se estender até o dia 25 de agosto. No período, o calor no Centro-Oeste pode atingir entre 38°C e 40°C.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) alerta ainda para a baixa umidade do ar, que ficará entre 8% e 20% em grande parte do Estado.
Entre sexta-feira (15) e segunda-feira (18), as tardes terão elevação rápida das temperaturas, enquanto as manhãs seguirão amenas, com mínimas entre 9°C e 11°C, principalmente na metade sul.
O veranico é caracterizado por um período prolongado de estiagem, céu aberto e temperaturas elevadas, comuns no outono, mas que também podem ocorrer em outros períodos, mesmo em pleno inverno.