A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra, nesta sexta-feira (15), o prazo para estudantes solicitarem isenção da taxa de inscrição no vestibular 2026. O processo seletivo oferece 984 vagas distribuídas em 35 cursos de graduação presenciais.
Podem participar gratuitamente alunos de escolas públicas que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em 2025, desde que comprovem renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, conforme a Lei nº 12.799/2013, ou estejam inscritos no CadÚnico, de acordo com o Decreto nº 11.016/2022.
Segundo a UFGD, a isenção também se aplica a candidatos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis, não binárias e estrangeiras em situação de refúgio, asilo, apátrida ou acolhida humanitária. Em todos os casos, é obrigatório ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição particular.
Para obter a gratuidade, o candidato deve se inscrever no vestibular até esta sexta-feira (15), selecionar a opção “Solicitar isenção de pagamento” e enviar, pelo sistema, a documentação exigida no edital.
Já para quem não se enquadra nos critérios de isenção, as inscrições permanecem abertas até 3 de setembro, mediante pagamento da taxa de R$ 120,00.