O Cine Café retoma sua programação no Museu da Imagem e do Som (MIS) nesta quinta-feira (14) com a exibição do clássico Cidadão Kane (1941), dirigido por Orson Welles. A sessão começa às 19h, com entrada franca.
Após a exibição, haverá um debate conduzido pela advogada Kézia Miranda, diretora do Cine Café, e pelo jornalista Rogério Alexandre Zanetti.
Ativo desde 2016, o Cine Café é um coletivo dedicado à exibição de filmes e promoção da cultura cinematográfica em Mato Grosso do Sul, atuando tanto no MIS quanto em outros espaços. O projeto combina mostras e eventos, com o objetivo de incentivar o cinema independente e estimular discussões.
Um marco do cinema mundial
Considerado uma das maiores obras-primas da sétima arte, Cidadão Kane revolucionou a linguagem cinematográfica com inovações na fotografia, na música e na estrutura narrativa. A trama acompanha a vida e o legado de Charles Foster Kane — interpretado pelo próprio Welles — inspirado no magnata da imprensa William Randolph Hearst e no próprio diretor.
Durante o lançamento, Hearst proibiu que seus jornais mencionassem o filme. A narrativa, contada principalmente em flashbacks, mostra como a carreira de Kane no jornalismo nasceu de ideais sociais, mas se transformou em uma busca obsessiva pelo poder. A história é conduzida pela investigação de um repórter que tenta desvendar o significado da última palavra dita por Kane: “Rosebud”.
Apesar do reconhecimento da crítica, o filme fracassou nas bilheterias e caiu no esquecimento até ser redescoberto por críticos franceses e relançado nos Estados Unidos em 1956. Desde então, consolidou-se como referência máxima do cinema, liderando listas como 100 Years... 100 Movies do American Film Institute e o ranking da revista Sight & Sound por cinco décadas. O crítico Roger Ebert resumiu: “É decidido: Cidadão Kane é, oficialmente, o melhor filme de sempre.”
Serviço
A exibição acontece nesta quinta-feira (14), às 19h, no MIS — localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, 3º andar. Como de costume, o Cine Café oferece café, chá, leite com chocolate e bolachinhas aos participantes. Para aproveitar, basta levar a própria caneca.