Bonito receberá a nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) de 17 a 21 de setembro, com a presença de diversos escritores, jornalistas e artistas. Confirmados na programação estão nomes como Keka Reis, Júlio Maria e Sirlene Barbosa, com foco na literatura em quadrinhos. O tema deste ano é "Literatura: a autoria, a arte e a vida", abordando autobiografias e biografias, e homenageando Carolina Maria de Jesus e Flora Egídio Thomé. A feira é promovida pela Prefeitura de Bonito e integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Bonito se prepara para receber, entre 17 e 21 de setembro, a nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), na Praça da Liberdade. O evento anunciou os primeiros nomes confirmados da programação oficial, reunindo escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas convidados de diferentes partes do país.
Entre eles está Keka Reis, roteirista e escritora finalista do Prêmio Jabuti em 2018 e 2019, autora de O dia em que a minha vida mudou e sua continuação, publicados pela editora Seguinte. Também integra a lista o jornalista e crítico musical Júlio Maria, autor da biografia Nada será como antes, sobre Elis Regina, vencedora do Prêmio APCA.
A literatura em quadrinhos estará representada pela professora e pesquisadora Sirlene Barbosa e pelo quadrinista João Pinheiro, autores de Carolina, HQ biográfica de Carolina Maria de Jesus — uma das homenageadas desta edição.
A programação contará ainda com a socióloga e romancista Ana Cristina Braga Martes, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024; e Aline Bei, vencedora do mesmo prêmio em 2018 e autora de O Peso do Pássaro Morto e A Pequena Coreografia do Adeus.
O poeta, cronista e gestor cultural Henrique Rodrigues, finalista do Jabuti e patrono de salas de leitura no Rio de Janeiro, também marcará presença. O poeta e professor da UnB Gustavo de Castro, especialista na obra de Manoel de Barros e coordenador do projeto Biocom, integra a lista. Completa o grupo a escritora e professora Andressa Marques, vencedora do concurso Toca Literária com o romance A construção.
Para a curadora da FLIB, Maria Adelia Menegazzo, a seleção dos convidados reafirma a proposta do evento: “A presença de autores de diferentes estilos, origens e trajetórias enriquece o diálogo com o público e amplia as possibilidades de reflexão e encantamento que a literatura nos oferece”.
A lista completa dos participantes já está disponível em flibonito.com, onde em breve será publicada também a programação detalhada.
Tema e homenagens
O tema central da FLIB 2025 será “Literatura: a autoria, a arte e a vida”, explorando obras que têm como ponto de partida experiências pessoais. As discussões vão girar em torno de autobiografias, autoficções, diários e biografias, valorizando a narrativa individual como ferramenta de interpretação e transformação da realidade.
Neste ano, duas escritoras serão homenageadas: Carolina Maria de Jesus, referência na literatura brasileira, e Flora Egídio Thomé, importante nome da produção literária sul-mato-grossense.
Realização
A FLIB 2025 é promovida pela Prefeitura Municipal de Bonito, pelo deputado federal Vander Loubet, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de instituições culturais e empresas parceiras. Desde o Decreto-Lei Estadual nº 6.457, de 11 de agosto de 2025, a feira integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A organização é da Bolt Realizações, com realização do Instituto Ìmòlé.