Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica nesta segunda-feira (4)

Expectativa é vacinar 180 mil cães e gatos; equipes visitarão 300 mil imóveis em toda a Capital

Por Redação
02/08/2025 17h20 - Atualizado há 3 semanas
Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica nesta segunda-feira (4)
(Créditos: Divulgação)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos em Campo Grande começa nesta segunda-feira (4), inicialmente na Região Urbana do Segredo, com o objetivo de vacinar 180 mil animais. Sessenta e quatro agentes de endemias farão visitas domiciliares em cerca de 300 mil imóveis, vacinando os pets em casa ou informando os tutores sobre a vacinação na sede da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).

A vacinação é crucial para prevenir a raiva, que é letal para humanos e animais, especialmente após a confirmação de casos de morcegos infectados. Além das visitas, a campanha contará com dois "Dias D" de vacinação em locais específicos, que serão anunciados pela CCZ. O lançamento ocorrerá às 8h no Parque Tarsila do Amaral.

A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos começa nesta segunda-feira (4) em Campo Grande. A ação será iniciada pela Região Urbana do Segredo, com o objetivo de imunizar cerca de 180 mil animais em toda a cidade. A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ao todo, 64 agentes de endemias atuarão na campanha, divididos em duplas. Eles farão visitas domiciliares, percorrendo aproximadamente 300 mil imóveis. Cães e gatos serão vacinados nas residências. Caso o morador não esteja presente no momento da visita, a equipe deixará um recado com os horários em que a vacina está disponível na sede da CCZ, para que o tutor possa levar o animal até o local.

A imunização é a principal medida de prevenção contra o vírus da raiva, que é quase sempre fatal, tanto para humanos quanto para animais. “Em Campo Grande, somente neste ano, foram registrados nove casos de morcegos positivos para a raiva. Aí se dá a necessidade de vacinação nos animais domésticos”, explica a veterinária Maria Aparecida Conche Cunha.

Ela alerta que cães e gatos podem ser infectados ao terem contato com morcegos doentes, especialmente em situações incomuns, como quando o animal silvestre está caído no chão, dentro de casa ou com dificuldade de locomoção. O comportamento de curiosidade dos pets aumenta o risco de contaminação.

Além das visitas domiciliares, a campanha prevê dois “Dias D” de vacinação, com pontos estratégicos distribuídos pela cidade. As datas e locais serão divulgados pela CCZ nos próximos dias. A vacina também está disponível diariamente na sede da Coordenadoria.

O lançamento da campanha será realizado às 8h no Parque Tarsila do Amaral. De lá, as equipes seguirão para os primeiros bairros com vacinação porta a porta.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros