O sábado (2) será de tempo firme, com sol e baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul. A previsão é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que aponta a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Estado. Esse sistema inibe a formação de nuvens e chuvas, mantendo o céu aberto em todas as regiões ao longo do dia.
Com umidade variando entre 15% e 35%, o tempo seco exige atenção. A orientação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nos horários mais quentes e manter os ambientes internos umidificados.
As temperaturas seguem elevadas em todo o Estado. Em Campo Grande, os termômetros oscilam entre 16°C e 33°C. Já no Sul e Cone-Sul, as mínimas variam entre 11°C e 19°C, com máximas que podem chegar a 32°C. No Pantanal, os termômetros devem ultrapassar os 35°C.
A mudança no tempo começa a ser sentida a partir da tarde e da noite deste sábado, com aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.
Já no domingo (3) e na segunda-feira (4), a chegada de uma frente fria combinada ao ar quente e úmido deve provocar chuvas mais intensas e tempestades localizadas. O Cemtec destaca que os maiores acumulados estão previstos para o sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul, com volumes acima de 30 milímetros em 24 horas.
Com o avanço da frente fria, as temperaturas devem cair, especialmente nas manhãs. As mínimas previstas são de 14°C para o sul do Estado e de até 16°C em Campo Grande.
A virada no tempo também deve ser acompanhada por ventos fortes. As rajadas podem superar os 60 km/h, inicialmente vindas do norte, mas com mudança para o quadrante sul no início da próxima semana.