Os sul-mato-grossenses enfrentarão um fim de semana com calor intenso e baixa umidade, com previsão de chuvas a partir de sábado à noite. Entre sexta e sábado, o clima será firme, mas é recomendável tomar cuidado devido à umidade relativa do ar que poderá cair entre 15% e 35%. A partir de domingo, uma frente fria trará aumento da nebulosidade e possibilidade de tempestades, especialmente para as regiões sul e sudoeste, com chuvas acumuladas superiores a 30 mm. As temperaturas variam de 11ºC a 35ºC, com ventos de até 50 km/h, mudando para ventos de sul com intensidades mais altas na segunda-feira.
Os sul-mato-grossenses devem se preparar para um fim de semana marcado por contrastes climáticos. A previsão do tempo para os primeiros dias de agosto em Mato Grosso do Sul inclui calor intenso, baixa umidade do ar e possibilidade de chuvas — exigindo do morador local alternar entre o tereré, o protetor solar e o guarda-chuva.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre sexta-feira (1º) e sábado (2), o tempo permanece firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. A condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, o que reduz a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas.
Com isso, a presença de ar seco intensifica a queda da umidade relativa do ar, que deve variar entre 15% e 35% — situação que exige atenção. “Portanto, recomenda-se a adoção de medidas preventivas, como umidificar os ambientes, a ingestão frequente de líquidos e a restrição da exposição solar nos horários mais quentes e secos do dia”, orienta o Cemtec.
No entanto, a estabilidade deve começar a mudar a partir da tarde e noite de sábado, com aumento de nuvens e possibilidade de chuvas, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.
Previsão por regiões
As temperaturas máximas podem atingir os 35°C, com destaque para a região pantaneira. As mínimas nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados devem ficar entre 11°C e 19°C, e as máximas entre 28°C e 32°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas variam de 18°C a 25°C e as máximas, de 33°C a 35°C.
No bolsão, leste e norte do Estado, os termômetros devem registrar mínimas entre 12°C e 19°C, com máximas de até 35°C. Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 31°C e 33°C.
Os ventos sopram do quadrante norte com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo haver rajadas pontuais acima dos 50 km/h.
Mudança no tempo a partir de domingo
Entre domingo (3) e segunda-feira (4), a previsão aponta mudanças no tempo, com aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. “De forma pontual, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento”, informa o Cemtec.
Segundo o órgão, essa mudança está associada ao avanço de uma frente fria, à chegada de cavados e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, combinadas ao transporte de ar quente e úmido — conjunto que favorece a formação de instabilidades.
As regiões sul, sudoeste e sudeste podem registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados acima de 30 milímetros em 24 horas. Com a passagem da frente fria, o tempo deve esfriar, mas de forma menos intensa que na semana anterior.
As mínimas previstas para a próxima semana variam entre 14°C e 18°C nas regiões sul, cone-sul e Dourados, com máximas entre 19°C e 28°C. Na região sudoeste e pantaneira, as mínimas oscilam entre 17°C e 23°C e as máximas entre 22°C e 31°C.
Para o bolsão, leste e norte, as temperaturas mínimas devem ficar entre 14°C e 19°C, com máximas de 24°C a 32°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 16°C e 20°C e máximas entre 24°C e 30°C.
Ao longo da segunda-feira, os ventos mudam de direção, passando do quadrante norte para o sul, com intensidades de 40 km/h a 60 km/h e possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h.