Mato Grosso do Sul começou esta quinta-feira (31) com temperaturas amenas, principalmente nas regiões sul e sudoeste. O céu limpo e a presença moderada de umidade favoreceram a formação de névoa e neblina em cidades como Ponta Porã, Amambai e Iguatemi. No entanto, o cenário climático muda ao longo do dia, conforme aponta a previsão do Climatempo.
Com sol predominando em todas as regiões, as temperaturas devem subir rapidamente, e o calor já é sentido em Campo Grande, onde os termômetros podem atingir os 30°C nesta tarde. A umidade relativa do ar continua em níveis muito baixos, mantendo o alerta para o tempo seco em quase todo o estado.
Os menores índices de umidade estão concentrados nas regiões norte e nordeste, com valores variando entre 20% e 12%. Esse patamar exige cuidados redobrados com hidratação, saúde respiratória e prevenção a incêndios. Já nas regiões sul e do Pantanal, a umidade varia entre 30% e 21%, o que ainda representa nível de atenção de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Climatempo indica que os próximos dias devem manter o padrão de tempo firme e ensolarado. A sexta-feira (1º) deve começar com temperaturas amenas, embora menos intensas do que nos últimos dias. A partir do final da manhã, os termômetros voltam a subir, com máximas acima dos 30°C em diversas áreas, incluindo a capital.
A chegada da chuva está prevista apenas para o início da próxima semana, quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil. Segundo o Climatempo, esse sistema poderá provocar instabilidades em Mato Grosso do Sul a partir de segunda-feira (5), com possibilidade de pancadas de chuva no centro-sul, sudoeste e em Campo Grande.