Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa da península de Kamchatka, na Rússia, gerando alertas de tsunami em várias regiões do Pacífico, como Japão e Havaí. O tremor, que causou danos e feridos, foi seguido por uma erupção do vulcão Klyuchevskoy. Nas Ilhas Kuril, ondas de tsunami chegaram a 5 metros, inundando áreas costeiras e arrastando embarcações. Apesar da gravidade do evento, não houve mortes, atribuídas à solidez das construções e sistemas de alerta. Alertas foram rebaixados em Japão e Havaí, mas permanecem nas Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa.
Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu nesta quarta-feira (horário local) a costa da península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, gerando alertas de tsunami em diversas partes do Oceano Pacífico, incluindo Japão, Havaí, Polinésia Francesa e Chile. O tremor foi seguido por uma erupção do vulcão Klyuchevskoy, o mais ativo da região.
O epicentro foi registrado a 119 km a leste-sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa com 165 mil habitantes, a uma profundidade de 19,3 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Considerado um terremoto raso, o abalo causou danos estruturais e deixou feridos na remota região de Kamchatka.
Nas Ilhas Kuril, ao sul da península, as ondas de tsunami ultrapassaram os 3 metros em Severo-Kurilsk, com a maior chegando a 5 metros, conforme informou a agência russa RIA. O prefeito Alexander Ovsyannikov pediu aos moradores que inspecionem suas casas e evitem o uso de fogões a gás até que as vistorias sejam concluídas. As ondas invadiram parcialmente o porto da cidade e uma usina de processamento de peixes, arrastando embarcações e causando inundações nas áreas costeiras.
Imagens verificadas de drones mostram a linha costeira submersa, com edifícios cercados pela água e instalações industriais alagadas. O Serviço Geofísico Unido da Academia Russa de Ciências confirmou que o vulcão Klyuchevskoy entrou em erupção logo após o tremor. “Uma descida de lava quente em chamas é observada na encosta oeste. Poderoso brilho acima do vulcão, explosões”, informou o órgão em comunicado no Telegram.
De acordo com cientistas russos, este foi o terremoto mais forte registrado na região desde 1952. Apesar da magnitude, o Kremlin informou que não houve mortes. “Graças à solidez das construções e ao funcionamento eficiente dos sistemas de alerta, não registramos vítimas”, afirmou o porta-voz Dmitry Peskov.
As autoridades de Japão, Havaí e Rússia chegaram a emitir alertas de tsunami, posteriormente rebaixados. No entanto, na Polinésia Francesa, o alerta permanece para as Ilhas Marquesas, onde moradores foram orientados a se deslocar para áreas mais altas devido à possibilidade de ondas de até 2,5 metros.
O Havaí registrou ondas de até 1,7 metro, enquanto no Japão a altura máxima chegou a 1,3 metro. Em Honolulu, os voos chegaram a ser suspensos temporariamente e foram retomados durante a noite. Ondas menores também foram registradas na Califórnia e na Colúmbia Britânica, no Canadá.