MS define campeões das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude 2025

Primeira etapa da competição estadual reuniu provas como atletismo, natação, judô, xadrez e karatê, com jovens de 52 municípios

Por Redação
28/07/2025 11h49 - Atualizado há 1 mês
MS define campeões das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude 2025
(Créditos: Divulgação)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025 ocorreu em Campo Grande, permitindo a definição dos campeões nas modalidades individuais para atletas de 12 a 14 anos. O evento, realizado com a participação de cerca de 3,4 mil pessoas, contou com destaques como Marco Antônio e Isabela Oliveira, ambos conquistando medalhas de ouro no atletismo. A competição também exaltou a importância do esporte na formação dos jovens, preparando-os para futuras competições. A próxima fase acontecerá de 29 de julho a 4 de agosto, incluindo voleibol e futsal.

A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025 foi concluída neste domingo (27), em Campo Grande, com a definição dos campeões das modalidades individuais na faixa etária de 12 a 14 anos. Participaram das competições estudantes-atletas em provas de natação, xadrez, judô, badminton, ginástica artística, tênis de mesa, wrestling (luta olímpica), karatê e atletismo.

O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), reuniu cerca de 3,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 52 municípios sul-mato-grossenses.

Um dos principais nomes desta edição foi o atleta Marco Antônio Douglas Benites, de 14 anos, de Ponta Porã. Ele repetiu o bom desempenho da Copa Brasil de Marcha Atlética 2025 – onde foi campeão sub-16 nos 5.000 metros e quebrou o recorde nacional – e conquistou também o ouro na mesma prova durante os Jogos Escolares.

Marco relatou como conheceu a modalidade e superou obstáculos até se destacar: “Eu tinha participado de algumas outras provas do atletismo e perdido, aí eu fiquei bem triste e pensei em desistir dos jogos, mas eu tenho um amigo que é marchador, ele tem 18 anos. Aí ele veio, me chamou falando pra eu testar pra ver como era. Aí eu testei, e ele falou pra mim que, se eu continuasse desse jeito, eu poderia ser campeão brasileiro. Então, eu testei, só comecei a treinar. No meu quarto dia, eu já estava pegando o movimento, rapidinho eu já peguei. Aí, na primeira competição, eu peguei 30 minutos. Eu ia desistir de tudo. Aí eu falei: vou tentar uma prova nova e deu bom. Foi aí que eu entrei na marcha.”

Outro destaque da competição foi a atleta Isabela Oliveira, também com 14 anos, que representou Três Lagoas e conquistou a medalha de ouro na prova de arremesso do peso. Antes do atletismo, Isabela praticava esportes coletivos como futebol, vôlei e basquete. A transição ocorreu após orientação de seu treinador de basquete.

“Sempre pratiquei esportes. Comecei no futebol, depois passei pelo vôlei e pelo basquete. Foi no basquete que o treinador sugeriu o atletismo, porque dizia que a gente precisava de mais resistência e força nas pernas. Experimentei e gostei, aí comecei a competir. Acho que o atletismo me transformou. Antes, mesmo fazendo esporte, eu era muito sedentária. Hoje me sinto mais forte, mais confiante e até mais aberta com as pessoas. No começo eu era bem tímida, ficava no meu canto. Agora estou bem mais solta, e foi o atletismo que me ajudou nisso.”

O técnico de Isabela, professor Reynaldo Abrão Camargo, de 60 anos, celebrou os bons resultados da delegação. Com 40 anos de experiência no esporte, ele destacou a evolução técnica dos jovens atletas sul-mato-grossenses.

“Com o tempo, temos obtido bons resultados. Nossos atletas vêm conquistando medalhas não só em nível estadual, mas também nacional e internacional. Atualmente, estamos focados na preparação de duas ou três atletas em quem depositamos grandes expectativas. A meta é que elas se classifiquem para o Campeonato Brasileiro”, explicou o treinador.

A natação também marcou presença com histórias inspiradoras. Helena Bastos, de 14 anos, competiu pela primeira vez nos Jogos, representando Ponta Porã. A delegação é a primeira da cidade na modalidade. A mãe da atleta, Gisele Bastos Alberto, destacou o significado da participação.

“É a primeira vez do grupo todo, então está sendo uma experiência assim muito única, né, de se preparar dentro do possível que eles conseguiram para chegar aqui, a primeira vez que a cidade de Ponta Porã manda uma delegação de natação, a primeira vez que a cidade tem alunos que nadam para poder competir nos jogos escolares.”

Ela também comentou sobre a importância do esporte na formação dos jovens: “Acho super importante o esporte para as crianças e adolescentes. Além de promover saúde física e mental, ajuda na socialização, ensina a enfrentar medos, desafios e obstáculos que a vida impõe. Também é uma forma divertida e recreativa de crescer.”

Helena compartilhou a emoção da estreia: “Está sendo algo único e inesquecível. Nunca tinha participado antes. Para mim, o esporte é mais uma diversão, algo que gosto muito de fazer.”

O técnico da delegação de Aquidauana, Álvaro da Silva Ferreira, acompanha os atletas desde 2019 e destacou a importância do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar) no desenvolvimento dos estudantes.

“É muito gratificante ver nossos atletas entre os melhores do estado, competindo de igual para igual e buscando uma vaga para a fase nacional. Ver eles se dedicando, entregando tudo o que podem, é algo que me emociona. Temos nove atletas do Prodesc participando na natação, então o projeto tem ajudado bastante nesses resultados.”

A próxima fase dos Jogos Escolares da Juventude será realizada de 29 de julho a 4 de agosto, com as disputas das equipes de voleibol e futsal nas duas divisões. Os resultados da etapa atual estão disponíveis nos boletins oficiais da competição. Os Jogos também servem como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecem de 5 a 28 de outubro, em Uberlândia (MG).


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros