Campo Grande vacinou 50,61% do público-alvo contra a gripe, totalizando 224.110 doses aplicadas, mas a busca pela imunização ainda é considerada baixa. A cidade é a sexta em cobertura vacinal entre capitais e, para aumentar a adesão, a Secretaria de Saúde realiza plantões de vacinação e oferece horários estendidos em unidades de saúde. A vacinação é crucial, especialmente para crianças menores de dois anos e idosos acima de 70 anos, e está disponível para toda a população a partir de seis meses em 74 unidades de saúde.
Campo Grande alcançou 50,61% do público-alvo vacinado contra a gripe, mas ainda mantém o alerta para que mais pessoas procurem a imunização. Até agora, foram aplicadas 224.110 doses em gestantes, idosos e crianças entre seis meses e menores de seis anos.
A capital sul-mato-grossense ocupa a sexta posição entre as capitais com maior cobertura vacinal contra a Influenza, mas a procura ainda é considerada baixa. “A Secretaria de Saúde antecipou a campanha para o final do mês de março justamente com o objetivo de facilitar o acesso a esse público, mas observamos que ainda há uma dificuldade para que busquem pelo imunizante”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo.
Desde o início da campanha, a Secretaria tem realizado plantões de vacinação em diferentes pontos da cidade para ampliar o acesso, além de disponibilizar as doses em unidades de saúde com horário estendido. “Temos unidades abertas até 22h em que todos podem se vacinar”, reforça Veruska.
Apesar dos índices estarem acima da média nacional, a maior preocupação é com as pessoas mais vulneráveis ao vírus, principalmente crianças menores de dois anos e idosos acima de 70 anos.
Atualmente, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade em todas as 74 unidades de saúde da família de Campo Grande.