Quem busca uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho na indústria de confecção pode aproveitar a nova chance aberta em Campo Grande. Com mais de 100 vagas imediatas em uma empresa instalada no Polo Empresarial Norte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriu inscrições para o curso gratuito de Corte e Costura.
A capacitação é voltada principalmente a moradores da região Norte da Capital, onde fica a fábrica, mas é aberta a qualquer interessado. Ao final do curso, os alunos já serão encaminhados para processos seletivos da indústria contratante.
A formação terá carga horária de 8 horas-aula, divididas em três turmas com 20 vagas cada, programadas para os dias 28, 29 e 30 de julho. As aulas serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 18h, com intervalo de uma hora para almoço. A unidade móvel do Senai será o local das aulas práticas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25/07/2025 pelo formulário https://forms.gle/BYbFyVkyp833sCk3A ou, se ainda houver vagas, diretamente no dia do curso, no Parque Tarsila do Amaral, no bairro Nova Lima.
“Este é o primeiro passo para preencher essas vagas e oferecer capacitação gratuita para quem quer trabalhar em um dos setores que mais cresce no país”, destaca o secretário da Semades, Ademar Silva Junior.
A gerente de Indústria, Comércio e Serviços da Semades, Rafaela Capelari, reforça que o objetivo é aproximar a formação de qualidade das demandas reais do mercado. “A parceria com o Senai é estratégica para garantir que os participantes saiam prontos para as entrevistas e tenham mais chances de contratação imediata”, explica.
Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a ação fortalece o compromisso do Sistema S de preparar trabalhadores de acordo com as necessidades da indústria. “Estamos conectando a qualificação profissional às reais demandas do setor, contribuindo com o desenvolvimento do Polo Empresarial Norte e da economia local”, afirma.
Durante o curso, os participantes aprenderão desde os fundamentos da costura até a operação de máquinas industriais. Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade e comprovante de residência.