O Dispositivo Intra-Uterino (DIU) de cobre, método contraceptivo com eficácia superior a 99%, está disponível para mulheres e adolescentes em idade fértil em 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande.
Além do DIU, a rede pública oferece outros métodos contraceptivos, como pílulas, preservativos e procedimentos cirúrgicos de esterilização (laqueadura e vasectomia), que podem ser acessados diretamente nas unidades de saúde da capital.
Para a colocação do DIU, as mulheres interessadas devem procurar uma das seguintes USFs:
USF 26 de Agosto, USF Dona Neta, USF Dr. Antônio Pereira (Guanandi), USF Popular, USF Buriti, USF Silvia Regina, USF Jardim Presidente, USF Coronel Antonino, USF Jockey Club, USF Oliveira, USF São Conrado, USF Vila Cox, USF Jardim Aeroporto, USF Itamaracá, USF Cristo Redentor, USF Estrela Dalva, USF Los Angeles, USF Macaúbas, USF Jardim Centenário, USF Moreninhas, USF Nova Lima, USF Azaléia, USF Sírio Libanês, USF Botafogo, USF Vila Fernanda e USF Zé Pereira.
Em 2024, mais de 1,4 mil dispositivos foram implantados nas unidades básicas de saúde e nos serviços especializados da rede municipal. O DIU de cobre (Tcu-380) tem formato de T, é feito de plástico revestido com cobre e possui duração média de 10 a 12 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU de cobre é recomendado como método de planejamento familiar para mulheres de qualquer idade. Para realizar a colocação, a única exigência é que a mulher esteja em idade fértil e não esteja gestante.