O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quarta-feira (16) o edital do concurso público para a Polícia Civil, oferecendo 400 vagas no cargo de Agente de Polícia Judiciária. As oportunidades se dividem entre 300 vagas para Investigador de Polícia Judiciária e 100 vagas para Escrivão de Polícia Judiciária.
As inscrições estarão abertas entre os dias 16 de julho e 7 de agosto de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto Avalia, responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 210,48, com possibilidade de isenção para candidatos que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
O processo seletivo contará com duas etapas, compostas por diversas fases, incluindo prova escrita objetiva, prova de títulos, avaliação psicológica, avaliação médico-odontológica, teste de aptidão física, investigação social e curso de formação policial. A prova objetiva está prevista para o dia 14 de setembro de 2025, em Campo Grande.
A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, podendo incluir escalas aos finais de semana e feriados. As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e cotas destinadas a candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD), sendo necessário atender aos critérios e apresentar a documentação exigida no ato da inscrição.
“Serão 300 vagas para investigadores, 100 para escrivães, que serão distribuídos para todo Estado e na Capital. Nós teremos mais 70 vagas vagas para as medidas socioeducativas, sendo 50 a socioeducadores, 10 de assistente social e mais 10 para psicólogos, que atenderão todas as unidades de internação de Mato Grosso do Sul”, ponderou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
Entre os requisitos para investidura estão: nacionalidade brasileira, idade entre 21 e 45 anos, diploma de ensino superior em qualquer área reconhecido pelo MEC, estar quite com as obrigações eleitorais e militares e possuir CNH de, no mínimo, categoria B.
Todas as informações estão disponíveis nos sites www.avalia.org.br e www.imprensaoficial.ms.gov.br, onde os interessados devem acompanhar atentamente os editais e publicações oficiais.