Sesau promove ação contra hepatites com testagem e orientação em unidades de saúde

Campanha de prevenção inclui testagem, vacinação e distribuição de preservativos em Campo Grande

Por Redação
15/07/2025 10h46 - Atualizado há 1 mês
Sesau promove ação contra hepatites com testagem e orientação em unidades de saúde
(Créditos: Reprodução)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande lançou a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais em julho, com ações de conscientização e testagem na Unidade de Saúde da Família Los Angeles. A iniciativa oferece testes gratuitos para hepatites B e C, distribuição de preservativos e informações sobre as doenças, visando diagnosticar precocemente casos que muitas vezes evoluem silenciosamente. A campanha também protege profissionais de saúde com vacinação e exames de imunidade, e segue até o final de julho, com atendimentos disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde e no SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande deu início à Campanha de Prevenção às Hepatites Virais neste mês de julho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Focada na conscientização, prevenção e testagem, a campanha começou com uma ação especial na Unidade de Saúde da Família (USF) Los Angeles, localizada no Distrito de Anhanduizinho. Durante a iniciativa, a população tem acesso a serviços gratuitos, como testes rápidos para hepatites B e C, distribuição de preservativos internos e externos, além de orientações sobre formas de transmissão, diagnóstico e tratamento dessas doenças, que muitas vezes evoluem de forma silenciosa, mas têm grande impacto na saúde pública.

“Nosso objetivo é aproximar a prevenção das pessoas. Sabemos que muitas vezes o diagnóstico só acontece em estágios avançados, quando já há complicações. Por isso, estamos mobilizando nossas equipes para levar informação, testagem e cuidado a quem precisa”, afirma a secretária municipal de saúde, Rosana Leite.

A campanha conta com o apoio da Fiocruz, da Coordenadoria de Atenção Primária (CAP) e do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SESAU. Além de atender a população, a ação também foca na proteção dos profissionais de saúde, especialmente em relação à vacinação contra hepatite B e à realização do exame de soroconversão Anti-HBs, que verifica se o organismo desenvolve imunidade após as três doses da vacina.

“A exposição a material biológico é um risco real e constante para quem trabalha na saúde. Proteger esses profissionais é proteger toda a rede de atendimento”, ressalta Fabiane M. N. D. Duarte, chefe do Serviço de ISTs da SESAU.

“Nossa orientação é que todos mantenham o cartão vacinal atualizado com as três doses da vacina contra hepatite B e realizem o exame de soroconversão”, reforça Fabiane.

Dados reforçam a importância da campanha

De acordo com a SESAU, nos últimos três anos foram registradas 1.169 dispensações de PEP (Profilaxia Pós-Exposição) em Campo Grande, decorrentes de acidentes com sangue e outros fluidos corporais, o que evidencia a necessidade de campanhas educativas, especialmente voltadas aos profissionais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2023, o Brasil notificou 785.571 casos confirmados de hepatites virais, sendo:

• 289.029 casos de hepatite B;
• 318.916 de hepatite C;
• Além de casos de hepatites A, D e E.

Essas infecções podem ser transmitidas por contato com sangue contaminado, relações sexuais sem proteção, compartilhamento de objetos perfurocortantes, procedimentos invasivos com materiais não esterilizados, além de acidentes ocupacionais, comuns no ambiente hospitalar.

“Essa campanha é um chamado para todos que ainda não se testaram, não se vacinaram ou não conhecem os riscos das hepatites virais. Estamos aqui para acolher, orientar e proteger a população de Campo Grande”, reforça Fabiane Duarte.

Cuidado que se multiplica

As ações educativas seguem até o fim de julho, passando por diversas unidades de saúde e territórios prioritários da Capital. A SESAU lembra que os testes rápidos para hepatites B e C estão disponíveis durante todo o ano, tanto nas USFs quanto nos Serviços de Assistência Especializada (SAEs).

A vacina contra a hepatite B também é ofertada gratuitamente em todas as unidades da rede municipal. Embora não exista vacina para hepatite C, o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com índice de cura superior a 95% de forma gratuita.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros