Festival Bonito CineSur divulga programação completa da terceira edição; confira

Evento será realizado de 25 de julho a 2 de agosto com exibições gratuitas em Bonito

Por Redação
14/07/2025 12h10 - Atualizado há 2 meses
Festival Bonito CineSur divulga programação completa da terceira edição; confira
(Créditos: Divulgação)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

O Bonito CineSur, Festival de Cinema Sul-Americano, ocorrerá de 25 de julho a 2 de agosto em Bonito, MS, com 63 filmes de vários países sul-americanos. A programação inclui mostras competitivas, sessões infantojuvenis, debates e oficinas, com entrada gratuita. Destaques da mostra incluem filmes como "As Herdeiras" e "Karuara: O Povo do Rio", além de curtas e longas com temática ambiental. O festival é promovido pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura e espera atrair mais de 5 mil visitantes. A cerimônia de encerramento no dia 2 de agosto contará com a entrega de prêmios aos vencedores.

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano divulgou a programação completa de sua terceira edição, que acontecerá de 25 de julho a 2 de agosto em Bonito, Mato Grosso do Sul. Neste ano, o festival exibirá 63 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, trazendo uma curadoria voltada a refletir as diversas realidades da América do Sul.

As produções selecionadas integram cinco mostras competitivas, com longas e curtas sul-americanos, filmes de temática ambiental e obras sul-mato-grossenses. A programação inclui ainda sessões infantojuvenis, mostras comunitárias, debates, oficinas e exibições especiais de filmes inéditos no circuito comercial.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 25, no Auditório Kadiwéu, no Centro de Convenções de Bonito, com a presença do ator Antonio Pitanga. Na ocasião, será exibido o longa “As Herdeiras” (Paraguai, 2018), de Marcelo Martinessi, seguido de uma homenagem à protagonista Ana Brun, primeira atriz paraguaia a receber o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim. O filme foi também o primeiro longa paraguaio a integrar a competição oficial da Berlinale.

Entre os destaques da Mostra de Longas Sul-Americanos estão “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert (Brasil), “Brasiliana”, de Joel Zito Araújo (Brasil), “Chuzalongo”, de Michelle Echeverría (Equador), “Oro Amargo”, de Patra Spanou (Chile/Uruguai/Alemanha), “Quinografia”, de Mariano Donoso e Federico Cardone (Argentina), “Redención” (Peru) e “Ayhuanco”, de Miguel Barreda Delgado (Peru).

Na Mostra de Curtas Sul-Americanos, serão exibidos “Lagrimar” (Brasil), “La Falta” (Argentina/Uruguai), “Desvelo” (Venezuela), “Revelación” (Chile) e “Amor en los Tiempos de Qualquer que Seja o Nome Presente” (Colômbia).

A pauta ambiental está presente em duas mostras dedicadas ao tema. Entre os longas, destacam-se “Karuara: O Povo do Rio” (Peru), “Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta” (Brasil), “La Cuenca” (Chile), “Por el Paraná” (Argentina), “Rua do Pescador Nº. 6” (Brasil) e “Sinfonia da Sobrevivência” (Brasil). Já os curtas ambientais incluem “Insustentável: A Realidade do Petróleo na Amazônia” (Brasil), “Jichi: En Busca del Guardián de las Aguas” (Bolívia), “Por la Tierra” (Argentina), “Sobre a Cabeça os Aviões” (Brasil), “Sobre Ruínas” (Brasil) e “Uma Menina, Um Rio” (Brasil).

Representando a produção local, a Mostra MS traz os filmes “A Última Porteira”, “Eleonora”, “Enigmas no Rolê”, “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha”, “Koi e o Rio” e “Tempestade Ocre”, que concorrem ao Troféu Pantanal.

A sessão especial Memória Bonito CineSur homenageará neste ano o curta “Conceição dos Bugres” (1980), de Cândido Alberto da Fonseca (1953-2025), que retrata a trajetória da escultora sul-mato-grossense conhecida pelos bugrinhos em madeira.

As sessões especiais terão títulos como “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles), “Mataram Um Jockey” (Luis Ortega), “Manas” (Marianna Brennand), “Sonhos de Pepe” (Pablo Trobo) e “Do Sul, A Vingança” (Fábio Flecha), além da pré-estreia de “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul”.

O público infantil poderá conferir 17 curtas de animação sul-americanos, além de três longas nacionais voltados ao público jovem. Também serão exibidas produções realizadas nas oficinas de animação e iniciação ao cinema, além de curtas do Sesc Lageado.

Todas as atividades do festival têm entrada gratuita. Outro destaque é o Bonito CineSur Educa, espaço voltado à formação com oficinas, cursos, palestras e sessões para estudantes, ministrados por nomes como Marcela Lordy, Ara Martins, Dannon Lacerda, Clara Linhart, Luiz Carlos Lacerda, Mariana Bastos e Paulo Maia.

A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Auditório Kadiwéu, com apresentação de Cláudia Ohana e Thiago Lacerda e entrega de R$ 57.500,00 em prêmios aos vencedores.

O Bonito CineSur é realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (Aacic), com parceria do Ministério da Cultura, patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc-MS, Emgea e Ancine, apoio cultural da Energisa, UFMS e Zoom Publicidade, além do apoio da prefeitura de Bonito, Fundtur e Governo do Estado.

Localizado no principal polo de ecoturismo do Brasil, o festival mobilizou mais de 5 mil pessoas em 2024 e projeta crescimento nesta edição. A programação completa está disponível em bonitocinesur.com.br e nas redes sociais do evento.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros