Primeiro papa dos EUA, Robert Prevost é eleito e adota o nome de Leão XIV

Novo pontífice é considerado próximo de Francisco e citou a paz como prioridade

07/05/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Redação

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito papa nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de Leão XIV. A decisão foi confirmada após a tradicional fumaça branca surgir da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave haviam chegado a um consenso.

Minutos depois do sinal visual, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi anunciado em latim pelo cardeal Dominique Mamberti. Em seu primeiro pronunciamento, o novo pontífice iniciou com uma mensagem de paz: "A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", declarou.

Primeiro papa norte-americano da história, Prevost foi nomeado cardeal há apenas dois anos e assume o comando da Igreja em um período marcado pela perda gradual de fiéis. Além disso, enfrentará o desafio de lidar com o legado e a alta popularidade de seu antecessor, Francisco.

No discurso de estreia, Prevost sinalizou uma linha de continuidade com o papado anterior. "Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem", afirmou.

Natural de Chicago, ele desenvolveu boa parte de sua trajetória eclesiástica no Peru e é considerado próximo de Francisco, que o promoveu ao cardinalato. A escolha indica que os cardeais seguiram a expectativa de manter uma liderança pragmática e alinhada à agenda anterior.

Prevost também fez uma homenagem ao antecessor. "Obrigado, papa Francisco", disse ao final do pronunciamento.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros