Por Redação
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) alcançou, em 2024, o melhor desempenho já registrado na avaliação de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Médio. O dado histórico foi divulgado por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS) e entregue à Secretaria de Estado de Educação (SED) no fim de abril.
Os resultados foram apresentados à equipe técnica da SED e a dirigentes municipais de Educação, destacando a evolução dos indicadores conforme apuração do CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).
A edição 2024 do SAEMS avaliou mais de 35 mil estudantes da rede pública estadual, incluindo alunos do 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A comparação com os dados de 2023 revelou crescimento significativo nas médias de proficiência: até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática. A progressão foi observada tanto em análises por série quanto na evolução de um ano para outro.
“Esses números reforçam o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe e, em especial, pelas nossas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Hoje estamos entregando resultados e olhando para frente, com foco na aprendizagem. Seguimos com importantes investimentos em infraestrutura, formação continuada e valorização dos nossos profissionais, além da modernização dos espaços e aquisição de novos equipamentos para nossas escolas. Temos muito trabalho pela frente e esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Avanço por série
No comparativo entre 2023 e 2024, o 1º ano do Ensino Médio apresentou média de 244 pontos em Língua Portuguesa, 11 a mais que no ano anterior. Já o 2º ano registrou 249 pontos, com aumento de 14 pontos.
Em Matemática, os estudantes do 1º ano saíram de 232 para 244 pontos. No 2º ano, o crescimento foi de 237 para 248 pontos no mesmo intervalo.
Evolução entre anos
A progressão dos alunos do 2º para o 3º ano do Ensino Médio também foi significativa. Em 2023, a média de proficiência em Língua Portuguesa entre os estudantes do 2º ano era de 235 pontos. Em 2024, os estudantes do 3º ano atingiram 253 pontos, um aumento de 18 pontos.
No componente de Matemática, a média das turmas de 2º ano em 2023 foi de 237 pontos. Já os alunos do 3º ano, em 2024, alcançaram 251 pontos, um salto de 14 pontos.
Avaliação em larga escala
O SAEMS é um sistema de avaliação externa promovido pela Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de acompanhar e aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na Educação Básica de Mato Grosso do Sul.
Através da coleta e análise de dados periódicos, o sistema permite o monitoramento contínuo da educação pública estadual e o direcionamento de políticas públicas voltadas à melhoria do desempenho escolar.