Por Lauren Netto
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou, na sexta-feira (25), a nova sede da Agência do Detran-MS em Angélica. A unidade foi completamente reformada após ter sofrido danos estruturais com as fortes chuvas de julho de 2024.
A obra faz parte do plano de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, voltado à melhoria da qualidade dos serviços públicos, valorização dos servidores e garantia de estruturas acessíveis em todas as regiões do Estado.
Pertencente à regional de Nova Andradina, a agência recebeu investimento de R$ 198.572,51. A reforma total do prédio de 140 m², localizado em um terreno de 1.560 m², foi iniciada em novembro de 2024 e concluída em março deste ano — dentro de um prazo de quatro meses.
Entre as melhorias feitas estão a substituição da parte elétrica, impermeabilização do telhado, troca da caixa d’água, pintura, revestimento dos banheiros, instalação de novos pisos, climatização e adequações para acessibilidade. Na área de vistoria veicular, foram instalados blocos intertravados de concreto, que permitem o escoamento da água da chuva e são considerados uma solução ambientalmente responsável e de fácil manutenção.
A unidade também foi equipada com novo mobiliário, o que garante mais conforto para os usuários e melhores condições de trabalho para os servidores.
Durante a entrega, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que a nova estrutura representa o modelo de gestão municipalista adotado pela administração estadual.
“O Detran hoje é referência nacional em digitalização. É referência no Brasil porque tem todos os municípios integrados. Há uma transformação no Estado, e o governo municipalista é exatamente isso: é fazer com que o desenvolvimento chegue aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. E talvez o mais importante seja a inclusão, não há como falar que vivemos num Estado próspero se deixarmos pessoas para trás. O grande desafio é incluir todos no processo de crescimento”, afirmou.
O diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, lembrou que esta é a 44ª agência reformada desde o início da atual gestão.
“Essa é mais uma entrega fruto de um pedido do Governador, Eduardo Riedel, para que o Detran não seja apenas um exemplo nacional na parte tecnológica, mas também que sirva de exemplo nas condições para os nossos servidores e também para receber a nossa querida população do Estado. Essa entrega mostra o nosso compromisso com a qualidade do serviço público”, destacou.
O gerente da unidade em Angélica, Diego Nantes, explicou que a reforma foi essencial para garantir um ambiente adequado.
“O prédio estava muito danificado, com infiltrações e problemas elétricos que afetavam diretamente o ambiente de trabalho. Era necessário. Com o apoio do Governo, das regionais, do diretor-executivo João Cesar Mattogrosso, do sindicato e dos próprios servidores, a demanda foi atendida. E o resultado é mais que uma reforma: é praticamente um novo prédio. Um ambiente agradável, funcional, digno dos cidadãos e dos trabalhadores do Detran”, afirmou.
O vice-prefeito de Angélica, Paulo Conconi, reforçou o impacto positivo da obra para o município.
“Essa reforma representa mais do que um prédio novo. Ela simboliza a atenção e o cuidado com a população de Angélica. O que está acontecendo aqui é de grande importância para o nosso desenvolvimento local”, disse.
Atendimento ampliado com foco na inclusão
Com 10.729 habitantes e uma frota de 8,2 mil veículos, Angélica tem 5.372 condutores habilitados, principalmente nas categorias AB, AD e B. A nova estrutura foi projetada para atender à demanda crescente por serviços públicos com agilidade, eficiência e atendimento humanizado.
A entrega da nova sede também reforça o compromisso do Governo do Estado com um Mato Grosso do Sul mais moderno, inclusivo e desenvolvido, onde cada município é parte fundamental na construção de um futuro próspero.
O evento de entrega contou com a presença de servidores, diretores do Detran-MS, vereadores, ex-prefeitos e lideranças locais.