Por Lauren Netto
A onça-pintada capturada no Pantanal, na última quinta-feira (24), segue em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. O animal, um macho de aproximadamente 9 anos e 94 quilos, foi encontrado na região do pesqueiro Touro Morto e está debilitado.
Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (25), o felino apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. O quadro clínico ainda é avaliado com o apoio de exames complementares, como raio-X, ultrassom e hemograma, que devem ajudar a confirmar o diagnóstico.
Apesar do estado de saúde delicado, a onça passou bem pela primeira noite no centro. Segundo os profissionais responsáveis, o animal já está consciente após a anestesia e não teve complicações como vômitos ou regurgitação.
O animal está abaixo do peso considerado ideal, mas, segundo os veterinários, seu comportamento é compatível com o esperado. Ele permanece sob monitoramento em um recinto seguro e adaptado para o manejo adequado durante o período de cuidados.