HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente em UTIs de MS, aponta Anvisa

Maior hospital público do estado alcançou “alta conformidade” em avaliação nacional feita pela Anvisa

Por

Por Redação

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) foi o hospital sul-mato-grossense com melhor desempenho nas práticas de segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segundo avaliação nacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O levantamento avaliou 1.569 hospitais com UTIs adultas em todo o Brasil em 2023. Em Mato Grosso do Sul, 29 unidades participaram da análise.

A Anvisa classificou o HRMS como uma instituição com “alta conformidade” às práticas de segurança em UTIs. O hospital é o maior público do estado e conta atualmente com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e outros 10 na Unidade Coronariana (UCO), voltada a pacientes com doenças cardíacas graves.

No caso de hospitais com UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico, como o HRMS, são avaliados 21 indicadores. Entre eles, estão a existência do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos para prevenção de lesão por pressão, identificação correta do paciente e outras boas práticas clínicas.

No HRMS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013 e atua de forma contínua para reduzir riscos e eventos adversos no cuidado hospitalar. Entre as atividades desenvolvidas estão o mapeamento de riscos, implantação de protocolos, capacitação das equipes e monitoramento dos indicadores de segurança.

A chefe do Núcleo, enfermeira Simone Carvalho, destaca que o acompanhamento rigoroso é parte da rotina do hospital. “A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas têm sido adotadas”, afirma.

Segundo a Anvisa, a avaliação busca incentivar a gestão de riscos, reforçar a cultura da segurança nos serviços de saúde e aprimorar o cuidado prestado aos pacientes.

A diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de MS (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, ressalta que o reconhecimento nacional é fruto do trabalho coletivo das equipes. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar”, declarou.


Notícias Relacionadas »